Personagem trans em ‘Renascer’ emociona internautas: “Cena necessária e forte”
A novela ‘Renascer’ tem dado o que falar e quebrado o tabu ao retratar a realidade trans de Buba, papel interpretado por Gabriela Medeiros. O capítulo desta segunda (20), não consta no folhetim original, mas foi aclamado por todos os internautas ao ver o passado da personagem revirado, ficando cara a cara com seus pais. O reencontro fez com que a mãe da jovem pedisse perdão à filha.
“Onze anos, oito meses e treze dias… Não teve um só dia que eu nao tivesse sentido sua falta naquela casa…”
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) May 21, 2024
“Vc sentia falta de um filho que nao existe mais.” (Buba)
“Nem sei como te chamar”
“Me chama de filha.”
Malu Galli EXTRAORDINÁRIA. #Renascer pic.twitter.com/qn1XziI7p9
O assunto foi parar em um dos assuntos mais comentados da web no final da noite e o público ficou impactado com a atuação de Gabriela, Malu Galli e Guilherme Fontes.
buba: aquele garoto me ajudou a me transformar na mulher que eu sou hoje.. e eu voltei aqui pra te dizer que eu não matei seu filho
— Brenno (@brenno__moura) May 21, 2024
meire: me perdoa, me perdoa por não ter sido a mãe que vc precisava
Caralho, que cena foda!!! #Renascer pic.twitter.com/GlQF8Cq8FK
“Tão bom ver a discussão que nossas cenas geraram! Tão bom falar sobre isso! Viva o amor”, celebrou Malu após o fim do capítulo. Vale lembrar que Malu e Fontes foram escalados para interpretar os pais de Buba, Meire e Humberto. Em entrevista ao Gshow, a atriz falou sobre a importância do assunto.
“O Brasil é o país que mais mata pessoas trans no mundo. É muita ignorância, intolerância, ódio, violência. Muitas famílias renegam filhes por não entenderem, não acolherem, não respeitarem. Ser renegade pela família e pela sociedade é de uma violência extrema”, ressaltou Malu, que fez uso da linguagem neutra ao abordar o tema.
Fontes reforçou que a sequência é útil e educativa para o todo. “Ele é o retrato de uma casta de gente cada vez mais presente em nossa sociedade. Temos muito mais ‘Humberto’ por aí do que imaginamos. Ao retratá-lo, forçamos uma crítica e autocrítica nesses indivíduos. Isso é um dos grandes papéis da novela dentro da nossa cultura”.
Os internautas usaram suas redes sociais para aclamar o momento televisionado. “A mãe da Buba passando por cima de todos os preconceitos, porque viu que o amor pela filha era mais forte que tudo que ela já tinha estabelecido na mente. Cena forte mas bonita ao mesmo tempo. Digo e repito, Renascer é arte!”, escreveu um deles.
Eu tô assim com essas cenas da Buba com a mãe #renascer pic.twitter.com/qgySQxGvSD
— ʀɑɑy. (@raaycoment) May 21, 2024
É importante ressaltar que Gabriela Medeiros é atriz trans na vida real e não apenas no seu personagem na novela.