Presença Festival 2024 visa celebrar a diversidade e inclusão LGBTQIAPN+ na cultura no Rio

O Presença Festival está de volta para a terceira edição oficial e traz uma explosão de cultura, música e representatividade para a cidade do Rio de Janeiro. Realizado entre os dias 28 de maio e 09 de junho, o evento, conhecido pela pluralidade nas artes e cultura, reafirma o compromisso com a diversidade, destacando a potência da comunidade LGBTQIAPN+, com Mostra de Teatro, shows musicais, balls inéditas da comunidade ballroom, exposições de arte indígena e uma série de atividades gratuitas que contemplam também os segmentos de dança, cinema, literatura e outras manifestações artísticas.

O festival acontecerá em três endereços distintos: no moderno Teatro Cesgranrio, no icônico e histórico Circo Voador e no multifacetado Centro de Movimento Deborah Colker Gávea. Em cada espaço, atrações variadas – boa parte delas gratuitas – para todos os públicos e interesses. Com o objetivo de promover a inclusão e a igualdade em todas as formas artísticas, o evento se consolida como um encontro essencial para a cena cultural carioca e traz novidades na edição 2024. Apresentada pela Shell, a Mostra de Teatro, totalmente gratuita e que abre oficialmente o festival, traz três peças renomadas.

Com duas indicações ao 34º Prêmio Shell de Teatro, “Angu” aborda histórias vivenciadas por pessoas negras gays em meio à celebração da vida. A peça “Meu Corpo Está Aqui”, também indicada ao 34º Prêmio Shell de Teatro, parte das experiências pessoais de atrizes e atores PCDs (pessoas com deficiência) para abordar suas descobertas afetivas e sexuais. E o espetáculo “Dos Nossos para os Nossos” resgata e valoriza a identidade da cultura preta brasileira e sua ancestralidade. A programação começa no dia 28 de maio e vai até o dia 02 de junho, no Teatro Cesgranrio. A entrada será gratuita e os ingressos deverão ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do início de cada apresentação (sujeito à lotação).

Outro ineditismo do festival é a realização de dois dias de shows exclusivos no Circo Voador. Estrelas como Preta Gil, Gaby Amarantos, Luedji Luna, Majur, as rappers N.I.N.A e MC Soffia e as DJs Laís Conti e Sô Lyma fazem parte do line-up, que na edição 2024 do festival, é 100% formado por mulheres pretas. Assim, para a abertura dos shows, no dia 07/06, sobem ao palco Luedji Luna e Majur, duas talentosas cantoras baianas que trazem a energia contagiante do território do Senhor do Bonfim, e a rapper N.I.N.A, que subverte o cenário do rap nacional, historicamente ocupado por homens.

Na noite seguinte, 08/06, é a vez de Preta Gil brilhar, estreando no festival, assim como Gaby Amarantos, vencedora do Grammy Latino 2023 na categoria “Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa” com seu “Technoshow”, a MC Soffia e a DJ Sô Lyma.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!