“Sobre Nós”: Documentário retrata cotidiano de preconceito e discriminação de LGBTs

O Brava Gente e o Polo Artes Cênicas (PoloAC) lançarão nesta sexta-feira (17/05) o documentário “Sobre Nós”, realizado pelos jornalistas e diretores Anselmo Dequero e Lara Oliver. A produção, inédita em nível nacional, reúne depoimentos de pessoas que integram o coletivo LGBTQIAP+ sobre preconceito e discriminação sexual. A estreia será às 21h no canal do Brava Gente no YouTube.

Esta produção apresenta histórias de pessoas que tiveram suas vidas impactadas por bullying, discursos de ódio e violências de gênero – caracterizadas por qualquer tipo de agressão física, psicológica, sexual ou simbólica contra alguém em situação de vulnerabilidade devido à sua identidade de gênero ou orientação sexual. O documentário tem 20 minutos de duração.

Segundo o jornalista e diretor Anselmo Dequero, o documentário também foi produzido para destacar os 34 anos do Dia Internacional contra a LGBTfobia, celebrado em 17 de maio – nesta data, em 1990, a Organização Mundial da Saúde (OMS) excluiu a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). “O objetivo é justamente contribuir para que as discussões sobre LGBTfobia sejam não só mantidas, mas ampliadas para que mais pessoas debatam o tema a partir dos depoimentos que entendemos como importantes e urgentes no contexto social. A intenção é dar mais visibilidade às histórias de personagens anônimos sobre um tema que ainda desafia a sociedade”, conta Anselmo.

O jornalista e diretor ressaltou que, ao abordar o preconceito e a discriminação, “Sobre Nós” expõe um dos principais desafios aos que atuam em defesa dos direitos humanos no país: garantir e proteger as pessoas do coletivo LGBTQIAP+. “Apesar dos avanços que ocorreram nos últimos anos, falar sobre o tema infelizmente ainda parece ser um grande tabu no Brasil”, acrescentou.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!