Deputado André Janones pede desculpa aos LGBTs após chamar Nikolas Ferreira de “boiola”

O deputado federal André Janones (Avante-MG) pediu desculpas à comunidade LGBTQIAPN+ por usar falas homofóbicas quando brigava com o outro parlamentar Nikolas Ferreira (PL-MG) durante a reunião do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados dessa quarta-feira (05/06). No bate-boca entre os parlamentares, Janones se expressou com os termos “viado”, “boiola” e “bichinha”. Na ocasião, a sessão do colegiado analisava o pedido de cassação de Janones.

Por meio de uma carta aberta em suas redes sociais, nesta quinta (06/06), o deputado federal pediu perdão a toda a comunidade LGBTQIAPN+. “Eu sei que tem gente que passou pano para algumas falas que eu fiz, mas aqui me cabe reconhecer que, na tentativa de espelhar o bolsonarismo e ‘devolver na mesma moeda’, eu usei palavras das quais não me orgulho e que ferem uma comunidade que tanto luta para ter seus direitos reconhecidos. Quero me desculpar com a comunidade LGBTQIA+ e com todos que se sentiram ofendidos e fazer o compromisso de não cometer mais esse erro”.

O advogado Paulo Ioti, um dos responsáveis pela criminalização da homofobia e transfobia no Brasil, criticou Janones. Para ele, apesar da contribuição do deputado para eleição de Lula (PT), “não se de passar pano pra crimes de racismo homofóbico que comete em sua fala”. “Esquerdomachismo homotransfóbico é intolerável também”, escreve Ioti.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!