“Somar para Fortalecer” é tema da 29ª Parada do Orgulho LGBT+ do Rio; evento rola em novembro

A celebração da diversidade e da luta pelos direitos da comunidade arco-íris já tem data marcada para sua próxima edição no Rio de Janeiro. A 29ª Parada do Orgulho LGBT+ da cidade maravilhosa, pioneira no país, acontecerá neste ano no dia 24 de novembro. Sob o tema “Somar para Fortalecer”, o evento promete reunir milhares de pessoas em um movimento de união, visibilidade e conscientização.

O anúncio foi feito nesta sexta-feira (28/06), dia Internacional do Orgulho, com direito a um flash mob promovido nas areias da praia de Copacabana, Zona Sul carioca. Durante o ato, ativistas e voluntários coloriram um dos principais cartões postais do Rio com as cores da maior bandeira LGBTQIAPN+ do mundo, com 124 metros. Além deles, drag queens conhecidas da cena queer da cidade emprestaram seus brilhos e cores para animar a manhã de quem passava pela orla.

De acordo com o Grupo Arco-Íris, ONG responsável pela produção da parada há 29 anos, o evento deste ano pretende abordar temas associados à diversidade e à cidadania LGBTI+, à sustentabilidade ambiental e à responsabilidade com o planeta. Segundo a organização, é necessária a mobilização de sujeitos e segmentos sociais para que sejam alcançados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Queremos, com esse evento, anunciar de formar lúdica, descontraída e alegre, a Parada do Orgulho Rio, dentro do espírito que é a cara do Rio de Janeiro. Vamos fazer uma parada segura e luminosa para exaltar o nosso papel de vanguarda pelos direitos LGBTI+, somando esforços para fortalecer o Rio e a nossa causa”, afirma Cláudio Nascimento, presidente do Grupo Arco-Íris e coordenador geral da Parada do Orgulho LGBTI+ Rio.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!