RJ: Clube de Leitura CCBB traz Tom Grito e Rita von Hunt para falar sobre literatura e gênero

“Em tempos de afetos tristes, guerras, massacres e violência aviltantes, Virginia Woolf nos pede que lembremos de nosso papel como leitores, escritores e agentes da democracia: ‘Porque existem outras mesas de negociações além das mesas de oficiais e das conferências de guerra […] e outras armas’”. A frase é de Rita Von Hunt, que estará com Tom Grito na edição de julho do Clube de Leitura CCBB 2024, debatendo Literatura e Identidade de Gênero.

O objetivo do encontro, que conta ainda com a participação de Ramon Nunes Mello, é refletir sobre a complexidade da representatividade, quando se trata de arte e, principalmente, de literatura. O tema busca também incentivar a leitura e pensar sobre o mercado editorial para autores não-cisgênero. O encontro acontece na segunda quarta-feira de julho, dia 10, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro.

O público escolheu para ler neste ciclo o livro de Tom Grito, “Eu sei como sair vivo disso”. Tom se diz orgulhoso de estar em contato com pessoas que leram o livro e poder ouvir a partilha delas sobre como os textos as atravessam. “É uma oportunidade bonita essa troca”, conta ele, reforçando a importância de abordar literatura e identidade de gênero, que afeta diretamente na redução do preconceito e na possibilidade de pessoas trans serem vistas como pessoas “normais”: profissionais, escritores, poetas. Rita completa: “Fico feliz em ver, expressada na vontade das pessoas, uma das máximas de Raymond Williams sobre a cultura ser capaz de avaliar a diagnosticar as ideias com sementes de vida. Este é um lindo momento de plantio e colheita destas ideias”.

Para Suzana Vargas a ideia é compreender mais amplamente esse momento da arte e da literatura. Ela questiona se a criação de histórias, poemas e outros textos literários depende do gênero de quem fala. Em outras palavras, “de que modo a identidade de gênero reflete e determina a criação?”, provoca a curadora e mediadora do Clube.

Serviço

Com: Tom Grito, Rita von Hunty e Ramon Nunes Mello
Data do evento: 10 de julho de 2024
Hora: 17h30
Local: Biblioteca Banco do Brasil, 5º andar, Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
Entrada: Gratuita, mediante retirada de ingressos na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura
Classificação: Livre

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!