Internautas resgatam entrevistas de Blake Lively com fala transfóbica: “Travec*”
Blake Lively, estrela do aguardado filme “It Ends With Us”, foi alvo de uma enxurrada de críticas após o resgate de entrevistas antigas nas quais utilizou um termo considerado transfóbico. As declarações, feitas entre o final dos anos 2000 e início dos anos 2010, geraram indignação, especialmente entre membros da comunidade LGBTQIA+. A polêmica vem movimentando as redes sociais, particularmente em um momento em que relatos de tensões nos bastidores do novo filme, no qual Lively contracena com Justin Baldoni, também diretor da produção, vêm à tona.
Um dos comentários mais controversos que ressurgiu foi feito em 2012, durante uma entrevista à revista Elle, onde Lively discutia suas expectativas sobre maternidade e seu senso de moda. Na ocasião, a atriz mencionou que esperava ter filhas e, caso isso não acontecesse, disse: “Se não forem meninas, é melhor que sejam travecos, porque tenho alguns sapatos, bolsas e histórias incríveis que precisam ser apreciadas”. A declaração voltou a ganhar destaque depois que um usuário da rede social X compartilhou uma captura de tela da entrevista, reacendendo o debate. “Às vezes, estou tranquilamente vivendo meu dia e então me lembro da vez em que Blake Lively disse isso a um jornalista”, escreveu o usuário na legenda.
Outro exemplo de fala problemática de Lively surgiu em uma entrevista de 2009 para a revista Allure. Na época, ao discutir sua altura e aparência nos bastidores da série “Gossip Girl”, Lively se referiu a si mesma usando o mesmo termo ofensivo, dizendo: “Eu me sinto como um traveco na maior parte do tempo. Não sei, eu sou… grande? Eles me colocam em saltos de quinze centímetros, e eu sou mais alta que qualquer homem”. A atriz ainda comentou sobre o desconforto que sentia em relação à sua imagem, afirmando que se sentia “como um homem” devido ao seu porte físico e às expectativas visuais impostas pela indústria do entretenimento.
As críticas se intensificaram com a descoberta de uma terceira declaração polêmica feita em 2008, em entrevista à revista Nylon. Na ocasião, ao rebater rumores de uma suposta rixa com sua colega de “Gossip Girl”, Leighton Meester, Lively disse: “Você lê as revistas de fofoca e todo mundo está namorando todo mundo, todo mundo odeia todo mundo, todo mundo fez toneladas de cirurgia plástica e somos, na verdade, homens e travecos”. Lively, que é mãe de quatro filhos com Ryan Reynolds, ainda não comentou publicamente sobre as declarações ressurgidas.