Jornalista demitido da Record faz vaquinha para internação psiquiátrica após expor assédio
A família do ex-jornalista da Record, Elian Matte, organizou uma vaquinha virtual para arrecadar fundos destinados à sua internação psiquiátrica. Elian, que integrou a equipe do programa “Câmera Record”, sob o comando de Roberto Cabrini, ganhou as mídias ao denunciar Márcio Santos, ex-diretor de Recursos Humanos da emissora, por assédio sexual.
Após a denúncia, Elian foi diagnosticado com Síndrome de Burnout e, posteriormente, demitido da Record, o que o levou a perder direitos como plano de saúde. Diante das dificuldades, o jornalista tentou tirar a própria vida mais de uma vez, e sua família agora busca arrecadar R$ 100 mil para custear o tratamento em uma clínica particular.
A página da vaquinha relata a situação crítica de Elian, enfatizando a necessidade urgente de sua internação. “Meu irmão precisa desse valor para internação psiquiátrica em hospital particular após tentativa de suicídio. Ele foi desligado da Record sem nenhum tipo de direito, como seguro desemprego ou manutenção do convênio médico”, diz a descrição. Até o momento, a campanha conseguiu arrecadar R$ 474,00, deixando a meta financeira ainda distante. Acesse a vaquinha virtual clicando aqui.
Em novembro de 2023, Elian Matte denunciou Márcio Santos, o que resultou no afastamento do diretor de RH da Record. Meses depois, em julho de 2024, o Ministério Público instaurou um inquérito contra Márcio, que foi concluído em agosto com uma proposta de transação penal. A penalidade envolveu o pagamento de cinco salários mínimos ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (FUMCAD). Enquanto isso, Elian continua lutando por sua saúde mental e por justiça.
Está passando por um período difícil? O Centro de Valorização da Vida (CVV) pode ajudar por meio do número 188. A organização atua no apoio emocional e na prevenção do suicídio, atendendo, voluntária e gratuitamente, todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, podem buscar ajuda por telefone, e-mail, chat e Skype, 24 horas, todos os dias.