Padre é afastado de igreja em SP após vazamento de fotos íntimas ao lado de outros homens
A Diocese de Catanduva (SP) anunciou o afastamento do padre Fábio Marsaro de Paula, que atuava na Paróquia Imaculada Conceição, em Palmares Paulista. A decisão foi oficializada no dia 1º de novembro, poucos dias após o vazamento de fotos e vídeos íntimos do sacerdote, que viralizaram nas redes sociais no fim de outubro. Nas imagens, o padre aparece exibindo suas partes íntimas, sendo que, em uma delas, segura um copo de cerveja, e em outra surge ao lado de outros homens também nus.
Em nota assinada pelo Bispo Diocesano Dom José Benedito Cardoso, a Diocese comunicou o afastamento do padre, sem mencionar explicitamente o motivo. O documento solicita orações por Fábio Marsaro de Paula e pela Diocese como um todo, reforçando a necessidade de “confiança em Cristo” durante esse momento sensível. Ao jornal O GLOBO, a instituição declarou estar ciente do “vazamento de imagens pessoais do sacerdote” e reconheceu que a situação gerou uma “repercussão significativa” na comunidade e na própria Diocese.
A Diocese também destacou que a decisão de afastamento foi tomada “cuidadosamente” e ocorreu após consulta ao conselho de presbíteros, uma medida comum em casos de grande repercussão que envolvem a conduta de um sacerdote. Desde o incidente, as redes sociais do padre, onde ele era bastante ativo, foram retiradas do ar, sinalizando uma tentativa de se distanciar do ocorrido.
Há duas semanas, em uma publicação, ele celebrou seu aniversário de 52 anos com uma foto no altar. “É sobre ser grato todos os dias”, escreveu. No canal do Youtube do Padre, que acumula mais de seis mil inscritos, foi publicada também as imagens de uma homenagem ao aniversário do sacerdote, transmitida ao vivo diretamente da Paróquia.