Madonna provoca Igreja Católica com imagem criada por IA ao lado do Papa Francisco
Madonna voltou a causar nas redes sociais nesta sexta-feira (13/12), ao publicar uma imagem gerada por inteligência artificial em que aparece ao lado do Papa Francisco. A Rainha do Pop, sempre provocadora, deixou uma legenda nada discreta: “indo para o fim de semana assim”.
A provocação de Madonna não vem de hoje. Uma semana antes, a cantora já havia causado polêmica ao desejar um “Feliz Natal antecipado” ao Papa Francisco. Em um vídeo publicado no Instagram, ela segurava uma imagem de si mesma vestida de freira e fumando, enquanto dizia: “Presente de Natal antecipado para o Papa. Eu só quero dizer ao Papa Francisco, Feliz Natal para você”.
Madonna sempre teve uma relação conflituosa com a Igreja Católica, tendo sido excomungada três vezes ao longo de sua carreira. A primeira excomunhão aconteceu em 1989, após o lançamento de “Like a Prayer”. O clipe da música foi amplamente criticado pela Igreja, principalmente pela cena em que Madonna beijava uma divindade negra, representando Jesus Cristo, dentro de uma capela. A produção também incluía imagens de cruzes em chamas, uma referência à Ku Klux Klan, o que gerou ainda mais indignação.
Em 1990, durante sua Blond Ambition World Tour, Madonna novamente desafiou a moral católica, ao incluir em seu show uma performance da música “Like a Virgin”, na qual simulava um ato sexual. A última excomunhão aconteceu durante a turnê “Confessions Tour”, em 2006, quando a artista realizou um número no qual se apresentava “pregada” a uma grande cruz espelhada, usando uma coroa de espinhos, em uma clara alusão à crucificação de Cristo.