Crítica elogia atuação de Linn da Quebrada em ‘Vitória’, maior estreia nacional do ano
A crítica de cinema, jornalista e youtuber brasileira Isabela Boscov destacou a atuação de Linn da Quebrada no filme nacional “Vitória”, que estreou no topo das bilheterias brasileiras e já é a maior estreia de um filme nacional em 2025. Em sua análise compartilhada em seu canal no YouTube, Isabela elogiou a interpretação de Linn, que interpreta Bibiana, uma personagem trans que conquista a protagonista Vitória, vivida por Fernanda Montenegro.
“Embora Vitória se espante um pouco com a nova vizinha, Bibiana, porque, na idade dela, não está acostumada com a ideia de pessoas trans, ela logo se afeiçoa a ela. A Bibiana é um amor de pessoa, e a interpretação da Linn da Quebrada é tão bonita. Eu amei a personagem”, afirmou a crítica, ressaltando a sensibilidade e a beleza da atuação de Linn. Com sua estreia triunfal, “Vitória” não só conquistou o público, mas também reafirmou o talento e potência de Linn da Quebrada.
Inspirado no livro “Dona Vitória da Paz”, o filme é baseado em uma história real e retrata a vida de Joana Zeferino da Paz, conhecida como Dona Nina, uma idosa que denunciou um esquema de tráfico de drogas na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, Rio de Janeiro. Suas filmagens feitas da janela de sua casa foram fundamentais para a prisão de trinta pessoas, incluindo traficantes e policiais corruptos. A trama emocionante mostra a coragem de Dona Nina, que precisou entrar no Programa de Proteção à Testemunha para garantir sua segurança, mantendo sua identidade em sigilo até sua morte, aos 97 anos, em 2023.