Modelo carioca faz história como 1º homem trans a disputar o Mister Brasil
O modelo carioca Bernardo Rabello, de 29 anos, está fazendo história ao se tornar o primeiro homem trans a participar do Mister Brasil, concurso de beleza masculino tradicionalmente destinado a candidatos cisgêneros. Morador de Resende, no Sul Fluminense, Bernardo garantiu sua vaga na etapa nacional após vencer a seletiva regional. O evento, que acontece entre os dias 2 e 6 de abril, em Balneário Camboriú (SC), selecionará o representante do Brasil no Mister Mundo, um dos mais prestigiados concursos de beleza masculina do planeta.
Emocionado com a conquista, Bernardo celebrou a oportunidade de se desafiar e inspirar outras pessoas. “Estou muito feliz de estar me desafiando nesta etapa nacional para cada vez mais me desenvolver e auxiliar, por meio das minhas vivências, pessoas do nosso país e mundo. Dividir minhas experiências e poder aprender com tudo e todos será meu objetivo principal nesta nova jornada. Vamos juntos”, declarou o modelo, que já acumula uma trajetória de superação e representatividade.
Bernardo não é novidade no mundo da moda e dos concursos de beleza. Em novembro de 2021, ele venceu o Mister Brasil Trans, tornando-se também o primeiro homem transgênero contratado pela renomada agência 40 Graus, responsável por revelar nomes como Cauã Reymond. Desde então, ele concilia a carreira de modelo com o trabalho como personal trainer, inspirando milhares de pessoas com sua história de resiliência e autenticidade.
A trajetória de Bernardo é marcada por uma jornada de autoconhecimento e coragem. Até o início da fase adulta, ele se identificava como uma mulher lésbica, mas, aos 22 anos, decidiu iniciar a transição de gênero. Em novembro de 2024, completou sete anos de transição e celebrou a conquista em um emocionante vídeo nas redes sociais. “7 anos de felicidade não apagam os 23 anos que Yasmin passou de muita luta para que hoje eu pudesse sorrir. Bernardo é uma construção de ideias/pensamentos que a Yasmin, quando era criancinha, gostaria de ser”, escreveu.