Adolescente é apreendida por injúria racial e homofobia contra colegas em escola de MG
Uma adolescente de 16 anos foi apreendida nesta quinta-feira (24/04) sob suspeita de cometer injúria racial e atos homofóbicos contra colegas na Escola Estadual José Ribeiro da Silva, em Baldim, região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o portal G1, o caso foi comunicado à Polícia Militar pela direção da escola após duas alunas do 1º ano do Ensino Médio relatarem as agressões verbais.
Segundo as vítimas, a suspeita dirigiu comentários racistas a uma colega recém-chegada à turma, dizendo: “Mal chegou da África e já quer sentar na janela”. Em seguida, outra estudante foi alvo de ofensas homofóbicas, sendo chamada de “sapatão” e ouvindo frases como “Vira mulher, sua sapatão”. As vítimas afirmaram ter ficado constrangidas com as agressões e exigiram medidas contra a discriminação.
A direção da escola acionou o Conselho Tutelar e comunicou as famílias envolvidas. A adolescente foi levada a um pelotão policial, onde ficou acompanhada da mãe durante o registro da ocorrência, sob a acusação de ato análogo à injúria racial e atentado à dignidade sexual. Enquanto isso, a Secretaria de Estado de Educação afirmou que a unidade escolar está tomando as providências necessárias e oferecendo apoio às vítimas. Em nota, a Secretaria repudiou veementemente os atos discriminatórios e reforçou que políticas de combate à violência e acolhimento estão sendo aplicadas.