Influenciadora restaura túmulo de Ygona Moura e corrige nome em respeito à sua identidade
A influenciadora por trás do perfil @alemdasepultura, dedicado à restauração e limpeza de túmulos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo em que corrige um detalhe crucial no túmulo da icônica influenciadora trans Ygona Moura, morta em janeiro de 2021 vítima de choque séptico. Ygona foi enterrada com seu nome de registro civil, mas a influenciadora acrescentou uma lápide que respeita sua identidade de gênero, além de adicionar um QR code que redireciona para um memorial virtual em homenagem à Ygona.
“A situação aqui está bem diferente da última vez… tiraram o adesivo que corrigiu o nome dela”, comenta a influenciadora no vídeo, revelando que já havia cuidado do túmulo anteriormente. Durante a restauração, ela limpa toda a superfície, aplica a nova placa com o nome verdadeiro de Ygona e reforça a importância de respeitar a memória da artista, que enfrentou inúmeras dificuldades em vida, incluindo o abandono da família e a falta de acolhimento em abrigos durante a pandemia.
Antes de falecer, Ygona foi alvo de críticas por frequentar festas clandestinas, mas a responsável pelo perfil defendeu sua trajetória: “Quando começou a ir em festas, não era por irresponsabilidade, era por sobrevivência. Ela era paga por isso e precisava do dinheiro para viver”. Ygona, que chegou a relatar pensamentos suicidas antes de se aceitar como mulher trans, tornou-se meme e símbolo de resistência para a comunidade LGBTQIAPN+, especialmente como uma pessoa trans, preta, gorda e com deficiência.
No final do vídeo, a influenciadora lembra o legado de Ygona: “No Dia da Visibilidade Trans de 2021, a Anistia Internacional Brasil a reconheceu como símbolo do abandono estatal e da luta por dignidade”. A ação emocionou seguidores, que elogiaram a iniciativa e reforçaram a importância de preservar a memória de Ygona com o respeito que merece. “Descanse em paz, eterna Ygona Moura”, finaliza ela.