Após aprovação de PL transfóbica em Petrópolis, Benny Briolly lidera protesto nas ruas da cidade
Após aprovação de PL que proíbe pessoas trans de usarem banheiros segundo a sua identidade de gênero, em Petrópoles, a vereadora Benny Briolly (PSOL) criou a caravana “Libera Meu Xixi”, que desembarcou na cidade serrana nesta terça-feira (17/06). A manifestação, que teve início por volta das 15h, incluiu um ato simbólico com mulheres trans no banheiro feminino e o uso de faixas e alto-falantes, no mesmo modelo de protesto liderado pela política em setembro do ano passado, quando uma travesti, identificada como Lua, foi proibida de usar o banheiro feminino num Shopping de Niterói.
“Eles aprovaram essa PL, mas também não existiu nenhum uma questão orçamentária para criar um banheiro para pessoas trans. E nem é isso que queremos, porque isso é segregação. Eles só proibiram de usar o banheiro e as pessoas vão usar que banheiro? Ou seja, já tira a humanização dessas pessoas. Além disso, é um projeto inconstitucional, porque o STF decretou que as pessoas, ao fazerem a sua retificação de gênero, ela pode usar qualquer espaço segregado por gênero. Ou seja, eu tenho minha documentação de mulher, então posso usar qualquer espaço feminino”, começou explicando Benny Briolli.
E continuou: “E isso vem acontecendo também em outros lugares. Por isso criei a caravana ‘Libera Meu Xixi’, em que saímos com um ônibus cheio de mulheres trans com destino a diversos municípios, fazendo um ato de conscientização sobre os direitos das pessoas LGBTQUIAPN+. O objetivo é promover uma discussão, política e dos poderes, sobre onde cabe ou não os corpos trans. Esta é uma caravana de conscientização da mulheralidade, do feminino, dos corpos trans. E que esses são espaço que estaremos em todos os lugares da sociedade”.
O Projeto de Lei 3363/2024, que restringe o uso de banheiros femininos e masculinos por transexuais na cidade de Petrópolis foi aprovado com oito votos favoráveis, dois contrários e cinco ausências, pela Câmara Municipal da Região Serrana, na última quarta-feira (11). O prefeito Hingo Hammes (PP) tem até 15 dias para sancionar ou vetar a proposta.
Benny Briolli acionou o Ministério público para que eles se pronunciem sobre a derrubada do projeto. “A Caravana ‘Libera Meu Xixi’ começa em Petrópolis como um recado de que onde houver violação dos direitos humanos contra pessoas trans, nós estaremos presentes, lutando para que esses direitos sejam garantidos”, concluiu.
