Erika Hilton denuncia jornalista ao Ministério Público por ataques homofóbicos em SP

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) acionou o Ministério Público de São Paulo (MPSP) contra a jornalista Adriana Catarina Ramos de Oliveira, presa em flagrante no último sábado (14/6) após proferir ofensas homofóbicas contra um homem no Shopping Iguatemi, na zona oeste da capital paulista. A ação foi realizada em parceria com o mandato da vereadora Amanda Paschoal, e a denúncia inclui novos episódios de ataques cometidos por Adriana contra moradores do condomínio onde ela reside, na mesma região da cidade.

A parlamentar tornou pública a denúncia por meio de suas redes sociais. “Adriana já havia sido presa, no domingo, por um ataque nojento que realizou no Shopping Iguatemi, mas foi liberada pela justiça e voltou para o condomínio em que mora, onde realizou novos ataques. Um condomínio que, conforme relatado a nós, está negligenciando o auxílio às vítimas. O que também consta na denúncia que apresentamos”, escreveu Hilton. Ela ainda manifestou solidariedade aos alvos da violência: “Danilo Amorim, Gustavo Leão e Matteus Câmara. Estamos com vocês!”.

Erika Hilton reforçou que homotransfobia é crime no Brasil desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) equiparou a prática ao crime de racismo — tornando-a inafiançável e imprescritível. “Mas, infelizmente, vemos uma justiça ainda leniente. Muitas vezes, incapaz de compreender que alguém que ataca uma pessoa LGBTQIA+ gratuitamente, tem grandes chances de atacar outra. Porque alguém que ataca um gay, pelo simples fato dele ser quem é, não está praticando mera injúria. Está praticando um crime de ódio, um crime discriminatório.”

A deputada concluiu afirmando que tanto ela quanto Amanda Paschoal seguirão acompanhando o caso e oferecendo apoio às vítimas. “Na maioria das vezes, isso atenta contra outros direitos, como o direito de morar, em seu próprio lar, em paz. Nossos mandatos seguem à disposição das vítimas e de prontidão para todo e qualquer auxílio que nos for possível.”

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!