Homem é preso em flagrante por homofobia e agressão a casal gay dentro de trem em SP
Um homem de 35 anos foi preso em flagrante na manhã deste domingo (08/06), em São Paulo, após agredir e proferir ofensas homofóbicas contra um casal gay dentro de um trem da linha 9-Esmeralda. O episódio de violência ocorreu por volta das 8h, quando os namorados, ambos de 20 anos, entraram no vagão abraçados e passaram a ser hostilizados por outro passageiro.
De acordo com o boletim de ocorrência, o homem se incomodou com o gesto de afeto e passou a ofendê-los com palavras homofóbicas, além de ameaçá-los caso sua mulher e filha testemunhassem “alguma cena” entre eles. Segundo a ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação da linha, o próprio suspeito acionou a equipe de segurança, pedindo a retirada do casal. Ainda de acordo com relatos de testemunhas, no entanto, ele manteve o comportamento agressivo e continuou com os ataques homofóbicos, mesmo após a chegada dos seguranças. A Polícia Militar foi chamada e todos os envolvidos foram conduzidos até a estação Osasco, onde foram retirados do vagão.
Um vídeo gravado por passageiros mostra o momento em que o agressor se recusa a deixar o trem e acaba sendo carregado pelos policiais. Antes de ser retirado, ele ainda desfere chutes contra uma das vítimas. O boletim de ocorrência registrado no 5º Distrito Policial de Osasco aponta que, já na delegacia, o homem persistiu com os ataques discriminatórios, o que motivou sua prisão em flagrante por homofobia e lesão corporal.
O nome do agressor não foi divulgado pelas autoridades. Em nota, a ViaMobilidade afirmou que “repudia qualquer forma de discriminação e tem compromisso com o respeito e a segurança de todos os passageiros”.