RJ: Sambay comemora 2 anos com edição especial no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+
A Sambay, primeira roda de samba LGBTQIAPN+ do Brasil, celebra seus dois anos de existência com uma edição pra lá de especial no próximo sábado, 28 de junho — Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+. A festa acontece na tradicional Quadra da Estácio de Sá, no coração da Lapa, reunindo grandes nomes da cena musical como Thiago Pantaleão, HUD, Caio Prado, Pedro Mussum, Marcos Rosa, Dgê, Izrra, Alu, Bront, Vick Nunes, Mulheres da Pequena África e muitos outros.
Idealizada por Felipe Carreiro, Márcio Lima e Pablo Falcão, a Sambay surgiu como um espaço de inclusão e celebração da diversidade dentro do samba, promovendo acolhimento, respeito e pertencimento. Com edições semanais lotadas aos domingos no Rio, a roda atrai, em média, mil pessoas por evento e vem consolidando uma comunidade fiel que enxerga na festa um verdadeiro ato de resistência cultural.
No palco, quem comanda os vocais é Rodrigo Drade, artista com quase 20 anos de carreira que transita com maestria por clássicos de Almir Guineto a Liniker. Ele é acompanhado por um time de músicos de peso, com destaque para Roberta Nistra no cavaquinho e Jhonson de Almeida no trombone. A festa também conta com bailarinos como Wend Caster e Amanda Omin, além de DJs LGBTs que mantêm a energia da pista nos intervalos.
“Entendo também a importância de falar e refletir sobre a falta de representatividade gay no mercado musical do samba”, destaca Rodrigo. “Isso só mostra que nunca nos permitiram ocupar esses espaços e que precisamos inspirar outros artistas LGBTQIAPN+ a estarem no samba.” A celebração dos dois anos da Sambay promete ser um marco no calendário do orgulho, reafirmando que o samba, sim, é lugar de todes.
