George Santos começa pena de 7 anos e se despede com ameaça e drama: “A cortina caiu”
O ex-deputado americano George Santos, filho de brasileiros e protagonista de uma das trajetórias mais controversas da política recente dos EUA, se entregou nesta sexta-feira (25/07) para cumprir sua pena de 7 anos de prisão por fraude em financiamento de campanha. Santos se apresentou à Justiça americana no último dia do prazo estipulado, sendo encaminhado para um presídio federal em Fairton, no estado de Nova Jersey. A informação foi confirmada por veículos da imprensa americana, após publicação de um repórter da agência Associated Press.
Nos dias que antecederam sua prisão, Santos usou as redes sociais para desabafar sobre sua situação. Em uma série de publicações, ele admitiu estar se dissociando da realidade, lamentou ter se envolvido com política e fez duras críticas ao governo. “Política/Governo é sujo e lamento profundamente ter me envolvido tanto”, escreveu ele. Santos também disparou contra jornalistas que tentavam descobrir o local onde cumprirá pena, ameaçando: “Será enterrado junto com vocês. Isso é uma promessa”.
Em sua publicação final antes de se entregar, o ex-deputado ensaiou uma despedida em tom teatral: “Bem, queridos… A cortina cai, os holofotes se apagam e os strass estão guardados. […] Posso estar deixando o palco (por enquanto), mas acreditem, lendas nunca saem de verdade”. Ainda assim, Santos alegou que teme por sua vida na prisão, por conta de sua retórica anti-imigração e acusações que envolvem a ex-tesoureira de sua campanha, Nancy Marks — condenada à liberdade condicional por conspirar para fraudar o governo dos EUA.
Conhecido por seu histórico de mentiras e declarações fraudulentas, Santos enfrentou 23 acusações federais, incluindo fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e declarações falsas. Entre os escândalos, ele já havia mentido sobre sua formação acadêmica, experiências profissionais, e até sobre sua mãe ter sido vítima dos atentados de 11 de setembro. Expulso da Câmara em 2023 por ampla maioria, Santos agora começa um novo e sombrio capítulo de sua história, enquanto afirma que um dia deixará os EUA — embora sua credibilidade, como ele mesmo demonstrou, continue sendo o maior de seus problemas.