Lançamento da nova edição da Revista Brejeiras celebra lesbianidades 50+ no Rio de Janeiro
Nesta sexta-feira (22/08), a Lapa será palco de um lançamento histórico: a edição especial “Gatas/Sapas Extraordinárias 50+” da Revista Brejeiras, periódico feito por e para lésbicas, que se consolidou ao longo dos anos como um importante veículo de resistência, cultura e ativismo político. Reconhecida com diversas honrarias e prêmios de direitos humanos, a publicação ultrapassa o papel de revista para se firmar também como movimento social, reivindicando políticas públicas e construindo memória lésbica no Brasil.
A nova edição traz entrevistas exclusivas com nomes de peso. As cantoras Cátia de França, Simone, Verônica Bonfim e Ana Costa dividem a capa com mulheres que são referência intelectual, como a feminista decolonial Ochy Curiel e a jornalista e escritora Sonia Hirsch. O conteúdo inclui ainda um dossiê com depoimentos de lésbicas acima de 50 anos, vindas de diferentes regiões do país, que abordam temas urgentes como menopausa, sexualidade, saúde, solidão, felicidade e políticas públicas voltadas para a população lésbica. Na parte cultural, a revista celebra os 8 anos do Raízes do Brasil, espaço de café da manhã camponês e fornecimento de alimentos saudáveis do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA).
Em entrevista exclusiva à Brejeiras, a cantora Simone, vencedora do Prêmio de Excelência Musical no 24º Grammy Latino, deixou uma mensagem potente: “amar mulheres é evoluir”. Já a paraibana Cátia de França, indicada ao Grammy Latino, não escondeu a emoção de estampar a capa: “me tornar capa de Brejeiras é uma saída de armário em grande estilo! (risos) No meu novo disco, No Rastro da Catarina, eu gravei a música Meu Pensamento. Quando eu falo ‘meu pensamento por dentro do seu vestido’, eu já tô dizendo algo aí, né? Porque eu não disse ‘por dentro do paletó’”, brincou.
O evento de lançamento será realizado na Casa Xica Manicongo, na Rua Mem de Sá, 126, Lapa, a partir das 19h. A noite contará com uma mesa de abertura com as editoras Camila Marins, Cris Furtado e Luísa Tapajós, além da presença das artistas Verônica Bonfim e Ana Costa. A atriz e diretora Inez Viana e a psicóloga e ativista Marcelle Esteves serão as mestres de cerimônias. A programação ainda traz shows de Verônica Bonfim e Elza Ribeiro, brasilidade nas pick-ups da DJ Lili Prohmann, além de uma feira de empreendedoras lésbicas e de movimentos sociais como o MST e o MPA.



