Indya Moore, de Pose, cobra Ryan Murphy por silêncio e falta de apoio a pessoas trans nos EUA
A atriz e ativista trans Indya Moore usou seu Instagram no último domingo (28/09) para fazer um apelo emocionado à comunidade trans nos EUA. Em meio a lágrimas, Moore pediu apoio em um momento crítico, em que o governo norte-americano tem cada vez mais reduzido os direitos das pessoas trans.
“Quero expressar minha gratidão a todas as pessoas que nos deram empregos, nos permitindo falar abertamente. Mas precisamos muito de vocês. Precisamos muito, muito mesmo de vocês”, declarou a atriz. Durante o vídeo, Moore criticou o silêncio de Ryan Murphy, criador da série Pose, questionando se a postura do produtor seria resultado de descontentamento pessoal com ela ou com Janet Mock, co-criadora da série e também uma mulher trans.
Moore comentou sobre o histórico de Mock, relembrando o discurso de 2021 em que a ativista criticou Hollywood. Na ocasião, Mock fez uma fala de 15 minutos pedindo respostas sobre por que não havia recebido mais pelo seu trabalho na série, questionando a qualidade de episódios escritos majoritariamente por homens na primeira temporada e confrontando diretamente Murphy. Moore perguntou: “Será que Janet te chateou, Ryan?”
A atriz aproveitou para elogiar a coragem de Janet Mock em se posicionar, mas reforçou a necessidade de Murphy assumir responsabilidade em relação a temas urgentes, como racismo, violência e perseguição de pessoas trans em suas produções. Moore lembrou ainda de casos recentes relatados por Angelica Ross e Keke Palmer sobre racismo nos sets de American Horror Story e Scream Queens, duas séries co-criadas pelo produtor. Até o momento, Ryan Murphy não se pronunciou sobre as declarações de Moore.