Ana Castela é chamada de ‘sapatão’ por influenciadoras; equipe planeja tomar medidas judiciais

A equipe de Ana Castela se pronunciou nesta terça-feira após a cantora se tornar alvo de comentários feitos por influenciadoras digitais que viralizaram nas redes sociais. Em um vídeo publicado na internet, Duda Wilken afirmou “ter certeza de que Ana Castela é sapatão”, enquanto outra influenciadora, Vivi, completou dizendo que seu “gaydar apita”. Embora o nome da sertaneja tenha aparecido censurado inicialmente, a repercussão foi suficiente para que o conteúdo chegasse até a artista e sua equipe.

Diante da repercussão, a assessoria jurídica de Ana Castela divulgou uma nota dura repudiando o episódio e destacando que a sexualidade de uma mulher não pode ser tratada como ofensa ou motivo de zombaria. “É necessário educar e traçar limites. A sexualidade de uma mulher não é ofensa. No entanto, contexto é tudo. Quando utilizado por pessoas sem intimidade, de forma pública, em tom de zombaria e, principalmente, associado a críticas sobre a aparência física (estrutura óssea) de uma jovem de 22 anos, o termo deixa de ser sobre identidade e vira arma de agressão e body shaming (ataque ao corpo). Isso retira o manto da ‘liberdade de expressão’”, diz o comunicado do Grupo AgroPlay, que também informou estar analisando medidas judiciais com caráter pedagógico. “Respeito é inegociável”, reforça a nota.

Após a repercussão negativa, Duda Wilken veio a público pedir desculpas e afirmou que já conversou diretamente com Ana Castela. Segundo a influenciadora, a cantora teria minimizado a situação. “Eu reconheci que realmente fiz um comentário infeliz e fui me desculpar com a própria. Ela mesma me respondeu, foi muito educada. Já me disse que tá tudo bem, que ela não está brava, que já tá tudo resolvido”, declarou. Duda também ressaltou que faz parte da comunidade LGBTQIA+ e que, para ela, o termo usado não teria caráter ofensivo, ainda que tenha reconhecido o erro.

Vivi, que também participou do vídeo, publicou uma nota admitindo que fez uma “suposição inadequada em tom de brincadeira” e disse ter repensado a postura após as críticas do público. “Não tenho problemas em reconhecer falhas, e apesar de ser uma pessoa brincalhona, acho muito importante entender quando erramos. A partir do apontamento de vocês pude repensar tudo isso e perceber que tem brincadeiras que não são de bom tom”, escreveu. Em outro vídeo, ela afirmou ter pedido desculpas diretamente à cantora e desabafou sobre os ataques que passou a receber.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!