Home Destaque Agência do Banco do Brasil no Piauí é alvo de repúdio após...

Agência do Banco do Brasil no Piauí é alvo de repúdio após trocar o número ’24’ pelo 42 em cabine de atendimento ao cliente

42

Um vídeo gravado dentro de uma agência do Banco do Brasil em Floriano, no Piauí, viralizou nas redes sociais após internautas identificarem uma alteração curiosa — e para muitos, simbólica — na numeração das cabines de atendimento. Nas imagens, a sequência dos guichês segue normalmente com os números 21, 22 e 23, mas, em vez do esperado 24, aparece a identificação “42”. Logo em seguida, a ordem é retomada com os números 25 e 26. A situação levantou suspeitas de uma possível motivação homofóbica e motivou reações de entidades ligadas à defesa dos direitos humanos.

Diante da repercussão, o Coletivo Frida e a Comissão de Diversidade Sexual da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Floriano divulgaram uma Nota de Repúdio direcionada à agência bancária. As organizações afirmam que a supressão do número 24 pode reforçar estigmas históricos associados à população LGBTQIA+, especialmente a homens gays. No imaginário popular brasileiro, o número é frequentemente utilizado de forma pejorativa em referência ao “veado” do tradicional Jogo do Bicho, tornando-se, ao longo dos anos, um símbolo de piadas e manifestações homofóbicas.

Em nota enviada ao portal Oxen, a gerência do Banco do Brasil informou que a mudança foi uma atitude isolada, incompatível com os princípios da instituição. Segundo o banco, o funcionário responsável recebeu advertência, a numeração da cabine foi imediatamente corrigida e o caso foi encaminhado ao setor de Gestão de Pessoas para apuração e eventual responsabilização. A instituição reforçou ainda que a conduta não representa as diretrizes nem os valores adotados pelo Banco do Brasil.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Um post compartilhado por Ôxen?! (@portaloxen)