Home Lifestyle Bolo temático de PrEP, medicação de prevenção antes de uma exposição ao...

Bolo temático de PrEP, medicação de prevenção antes de uma exposição ao vírus do HIV, viraliza nas redes sociais

2

Não é de hoje que bolos confeitados viralizam nas redes sociais por conta do tema escolhido para a ocasião. Mas uma decoração em particular tem chamado a atenção dos usuários do Twitter! Um bolo confeitado com tema da Profilaria Pré-Exposição (PrEP), medicação de prevenção antes de uma exposição ao vírus do HIV, viralizou na rede social no último domingo (03/07).

Um vídeo que mostra o bolo sendo transportando por um rapaz em uma lancha em um rio do Pará foi compartilhado pelo usuário @felipexamaral. “To rindo que tem um menino segurando um bolo de PrEP na minha frente”, escreveu o internauta na publicação, que já conta com mais de 17 mil curtidas. Em outro tweet, Felipe fez questão de pontuar outras duas questões importantíssimas a respeito do tema: “Se informem com Dr. Infectologista” e “sempre usem camisinha“. Errado não está, né?!

A PrEP é a medicação de prevenção antes de uma exposição ao vírus do HIV. Consiste na tomada diária de um comprimido que permite ao organismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o HIV, ou seja, o indivíduo se prepara antes de ter uma relação sexual de risco para o HIV. A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina) que bloqueiam alguns “caminhos” que o HIV usa para infectar o organismo. Se você tomar PrEP diariamente, a medicação pode impedir que o vírus se estabeleça e se espalhe em seu corpo. No entanto, o medicamento não protege de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (tais como sífilis, clamídia e gonorreia) e, portanto, deve ser combinada com outras estratégias de prevenção, como a camisinha.

Além da PrEP, há também a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), que é uma medida de prevenção de urgência para ser utilizada em situação de risco à infecção pelo HIV, existindo também profilaxia específica para o vírus da hepatite B e para outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Consiste no uso de medicamentos ou imunobiológicos para reduzir o risco de adquirir essas infecções. Deve ser utilizada após qualquer situação em que exista risco de contágio, tais como: violência sexual, relação sexual desprotegida ou acidente ocupacional.

VEJA + NO PHEENO TV