Home Destaque Lula solicita projeto de lei para criação do Dia Marielle Franco na...

Lula solicita projeto de lei para criação do Dia Marielle Franco na data do assassinato da vereadora

3

Na última quinta-feira (09/03), o presidente Lula (PT) encaminhou ao Congresso um projeto de lei para que seja criado o Dia Nacional Marielle Franco. O texto solicita que a data seja criada no dia 14 de março, que marca o assassinato da então vereadora do Psol, no Rio de Janeiro, em 2018.

O objetivo, segundo o governo, é “conscientizar a sociedade a respeito das violências sofridas pelas mulheres no ambiente político, em especial, mulheres negras”. “Diante de todo o arcabouço legal apresentado, e da trajetória de Marielle Franco e seu assassinato brutal como representante politica, o projeto de lei em questão seria mais um passo normativo concreto para garantir a participação das mulheres na política, de maneira livre e segura”, diz o governo. O projeto e o pedido de urgência foram protocolados nesta segunda-feira (13/03), véspera do aniversário do crime. Ainda não há confirmação se a Câmara votará a proposta nesta terça (14/03).

A iniciativa para a criação da data foi elogiada nas redes sociais pela viúva de Marielle, a vereadora Mônica Benício (PSOL). “Estou emocionada!!! O governo Lula acaba de propor ao Congresso a criação do Dia Nacional Marielle Franco, 14 de Março. Será um dia de enfrentamento às violências de gênero e raciais na política. Será um dia em honra e memória à ela“, celebrou Mônica no Twitter.

Em 2018 Marielle e seu motorista, Anderson Gomes, foram assassinados na região central do Rio de Janeiro ao serem abordados quando saíam de um evento. Ao todo, 14 tiros foram disparados contra o carro dos dois e nada foi roubado, levantando suspeitas de que se tratava de um crime político. A atuação política dela foi marcada pelos direitos das mulheres, dos negros, da população LGBTQIA+ e dos moradores de comunidades cariocas.

VEJA + NO PHEENO TV