Home Destaque Jogador de hóquei gay diz que colegas são “mais gays do que...

Jogador de hóquei gay diz que colegas são “mais gays do que ele” com brincadeiras no vestiário: “É muito estranho”

12

O jogador canadense de hóquei no gelo Luke Prokop, um dos poucos atletas profissionais assumidamente gays na modalidade, voltou a chamar atenção ao compartilhar um relato sincero, bem-humorado e cheio de ironia sobre os bastidores dos vestiários. Em participação no programa No Straight Answers, apresentado por Zoe Boyd, o atleta revelou que, apesar do estereótipo heteronormativo que ainda domina o esporte, certas interações entre os jogadores são, nas palavras dele, “coisas bem gays””.

Durante a conversa, Prokop comentou com naturalidade situações comuns no ambiente esportivo, como os constantes tapas na bunda entre colegas de equipe — prática que ele confirmou acontecer “o tempo todo”. A fala surgiu após Boyd sugerir o comportamento, abrindo espaço para que o jogador detalhasse a dinâmica descontraída, e por vezes contraditória, que permeia o cotidiano dos atletas.

O atleta também destacou outro aspecto curioso: as frequentes conversas explícitas sobre o corpo entre os jogadores. Segundo ele, comentários sobre o tamanho do pênis e outras comparações são recorrentes no vestiário. “Os caras ficam falando do tamanho do pênis de todo mundo, e tipo… às vezes eu tô lá parado, isso tudo acontecendo ao meu redor, e eu penso: ‘Vocês são mais gays do que eu’.” Ele acrescenta: “Sinceramente, alguns deles são. E é todo dia. Eles ficam falando do pênis uns dos outros todo dia. É muito estranho.”

Apesar disso, o atleta afirma que encontrou uma forma leve de lidar com o ambiente. Ele conta que usar o humor e até incentivar “piadinhas gays” ajudou a quebrar possíveis tensões ao entrar em novos times. “Muitos caras do time esquecem que eu sou gay. E era exatamente assim que eu queria, porque nunca quis que fosse constrangedor ou estranho para ninguém”, explicou.