Registrado primeiro caso de transmissão sexual de zika entre homens

Segundo o CDC, caso ocorreu em Dallas. Instituto reforça a necessidade de prevenção sexual

zika-sexo-entre-homens

Autoridades americanas de Saúde relataram na última quinta-feira (14/04) o primeiro caso conhecido de vírus zika transmitido por relação sexual entre homens, sugerindo mais um caminho para infecção. Segundo eles, o caso ocorreu em fevereiro passado, no Estado norte-americano do Texas, porém, só foi divulgado na última semana.

No caso em questão, o paciente inicial viajou no início do ano para a Venezuela e dois dias depois de voltar para Dallas desenvolveu manchas na pele e conjuntivite. Depois que ele teve sexo sem proteção com seu parceiro, este também passou a desenvolver a maioria dos sintomas da Zika, incluindo a conjuntivite.

Pelo menos outros cinco casos de transmissão sexual do zika foram descritos na literatura científica, mas envolveram homens que infectaram mulheres. “Transmissão por sexo tanto vaginal quanto anal é um modo emergente de infecção por vírus zika que pode contribuir para mais doença do que antecipado quando o surto foi inicialmente reconhecido”, declarou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças nos EUA, em seu Relatório Semanal sobre Morbidade e Mortalidade.

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!