Cura gay é denunciada como “problema real” na Austrália

Os tratamentos para “transformar” LGBTs em heterossexuais continuam sendo um “problema real” nas comunidades religiosas na Austrália, segundo relatório publicado nesta segunda-feira (15/10). As informações são da agência Efe.

“O relatório revela o imenso trauma e dor que os participantes sentiram em relação à possibilidade de ter de escolher entre sua fé e seu gênero ou sexualidade”, disse Tim Jones, da Universidade La Trobe, que participou do estudo. O documento toma como base 15 casos de pessoas que foram vítimas de tratamentos para tentar mudar a sua identidade visual através das crenças de suas comunidades religiosas.

No estudo se assinala que os afetados sofreram um forte trauma psicológico e espiritual, e perderam a fé ou deixaram de lutar por ser aceitos pelas suas comunidades religiosas, segundo um comunicado da universidade. “Participei de exorcismos. Tentei isso durante muitos anos, com grande paixão e desejo de mudança, e nada funcionou”, disse um deles, Anthony Hind, ao explicar suas tentativas de mudar sua sexualidade.

Elaborado pela La Trobe e pelo Centro Legal de Direitos Humanos e Saúde dos Homossexuais e Lésbicas do estado de Victoria, o levantamento ainda avalia as práticas utilizadas para esta conversão. O relatório ainda formula recomendações a governos e comunidades religiosas, dentre elas, a defesa da lei que proíbe que crianças e adolescentes sejam submetidos a estas práticas. Em outros casos propõem ajuda aos afetados, além de campanhas de educação que envolvam as comunidades religiosas.

“Esperamos que estas comunidades recebam o relatório, reflitam sobre o dano que causam e trabalhem para pôr fim a esta prática infligida aos seus membros LGBT”, destacou Tim.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!