“Carta Para Além dos Muros”: documentário reconstrói história do HIV e da AIDS no Brasil

Estreia nesta quinta-feira (26/09) em cinemas do Brasil, o documentário ‘Carta Para Além dos Muros’. A obra reconstrói a trajetória do HIV e da AIDS, com foco no Brasil, por meio de entrevistas com médicos, ativistas, pessoas vivendo com HIV e diversos outros atores.

Do pavor inicial às campanhas de conscientização, passando pela discriminação imposta aos doentes, o documentário mostra como a sociedade encarou essa epidemia devastadora ao longo de duas décadas. Com base nessa abordagem histórica, o filme trata do modo como o HIV é encarado na sociedade atual, revelando um quadro de desinformação e discriminação persistentes, que atingem sobretudo as populações mais vulneráveis.

O documentário investiga o porquê da evolução no tratamento do HIV não vir acompanhada da mudança de mentalidade em relação à infecção. André Canto, o diretor, entrevistou especialistas, pessoas que vivem com HIV, personalidades e autoridades.

Participam do documentário os dermatologistas Paulo Roberto Teixeira e Valéria Petri, pessoas fundamentais na história da aids no Brasil; os ex-ministros da saúde, José Serra e José Gomes Temporão; os médicos Dráuzio Varella, Ricardo Tapajós, Ricardo Vasconcelos e Rosana Del Bianco; a apresentadora Marina Person; Lucinha Araújo, mãe de Cazuza; a artista Micaela Cyrino, além de jovens que se tornaram a nova voz desta epidemia, entre tantos outros entrevistados.

Trailer

Cidades de exibição

26 de setembro a 02 de outubro

São Paulo
Espaço Itaú Augusta – 20h

Rio de Janeiro
Espaço Itaú Botafogo – 21h20
Estação NET Botafogo – 20h05
Cine Star Laura Alvim – 14h00, 19h20

Brasília
Espaço Itaú Casa Park – 19h20
Cine Cultura16h30
Cine Brasília Quinta e Domingo – 16h, 18h

Porto Alegre
Espaço Itaú Bourbon Country – 19h

Curitiba
Espaço Itaú Crystal – 17h20

Salvador
Espaço Itaú Glauber Rocha – 18h

Belo Horizonte
Cine Belas Artes – 19h

Aracaju
Cine Vitória – Sexta e Segunda – 14h

Vitória
Cine Metrópolis: Sexta – 15h40, Domingo – 14h30, Terça – 15h30

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!