Irlanda do Norte celebra seu primeiro casamento homoafetivo

Duas mulheres residentes em Belfast fizeram história nesta terça-feira (11/02), tornando-se o primeiro casal do mesmo sexo a se casar na Irlanda do Norte, após uma mudança histórica na lei no ano passado. A profissional de saúde Robyn Peoples, de 26 anos, e a garçonete Sharni Edwards, de 27, se casaram na cidade de Carrickfergus, a 18km da capital Belfast. A data marca o sexto aniversário do relacionamento das duas.

“Não pretendíamos fazer História. Simplesmente nos apaixonamos. É com humildade que vemos o nosso casamento ser um marco na luta por direitos iguais na Irlanda do Norte”, disse o casal em um comunicado divulgado pelo grupo Love Equality, que reúne seis organizações da sociedade civil e foi uma das forças mais importantes pela legalização. A mudança legal ocorreu após uma campanha da ONG Anistia Internacional e de outras organizações associadas da coalizão “Love Equality” (Igualdade do amor), que celebrou este casamento como “um momento histórico para a igualdade na Irlanda do Norte”.

“A nossa mensagem para o mundo no dia do nosso casamento é: somos iguais. O nosso amor é pessoal, mas a lei que proibia o nosso casamento era política. Estamos felizes em poder dizer que aqueles dias acabaram. Lutamos muito e por muito tempo por oportunidades iguais e agora estamos aqui e é simplesmente incrível”, comemorou o casal.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!