Jornalista entra para a história e se torna 1ª trans a apresentar telejornal na Argentina

Diana Zurco, de 40 anos, tornou-se a primeira mulher transexual a ser apresentadora de telejornal na Argentina. O diário “Edição Central”, da emissora de TV Abra, é transmitido em horário nobre para toda a Argentina e tem como apresentadores, além de Diana, Gabriela Previtera (mulher cisgênero) e Ariel Senosiain (homem cisgênero).

“Minha presença desafia a sociedade”, disse Diana para a Associated Press. A personalidade ainda falou da importância de dar visibilidade para pessoas transgênero no país. “É um convite para a sociedade que diz: ‘Esta sou eu; atrás de mim há mais pessoas como eu que querem se expressar. Nós somos capazes, podemos estudar, podemos treinar, comunicar a você o que está acontecendo no nosso país”, afirmou.

Natural de Hurlingham, uma pequena cidade que fica a 80 quilômetros da capital, Buenos Aires, Zurco viaja todos dias por transporte público (ônibus, trem e metrô) para trabalhar. “Acordo às 7 horas da manhã para estar na emissora às 10h e fazer meu turno até as 16h. Aí vou para a maquiagem, cabelo e repassar o jornal antes de apresentar o jornal que agora vai até as 22h. Chego em casa meia-noite”, revela. Em seu Instagram, a jornalista compartilhou um dos vídeos de sua estreia.

Ver essa foto no Instagram

Muchas gracias #TvPública El compromiso de TODOS nosotros es con USTEDES. PD: video completo en el Instagram de la @tv_publica #TPN #TelevisiónPúblicaNoticias #Repost @tv_publica (@get_repost) ・・・ Después de convertirse en la primera mujer trans egresada del Instituto Superior de Enseñanza Radiofónica (ISER), @dianazurco inició su carrera en los medios como locutora de Radio Ciudad AM 1110. Y desde el lunes 16 de marzo, cuando el noticiero de la Televisión Pública abra su nueva temporada, Diana será una de las nuevas voces de la Edición Central, que contará con la conducción de Gabriela Previtera y Ariel Senosiain. Todos los días de la semana mantenete informado en la Televisión Pública, con cuatro ediciones diarias, flashes informativos y una emisión especial dedicada al panorama internacional.

Uma publicação compartilhada por Diana Zurco (@dianazurco) em

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!