Jogador profissional de vôlei, Dennis del Valle sai do armário: “É um processo longo e não é fácil”

O jogador de vôlei porto riquenho Dennis del Valle, revelou ao jornal suíço “24 heures” que é homossexual. Natural de San Juan, o atleta de 31 anos joga atualmente por um time da Suíça e faz parte da Seleção Nacional de Vôlei de Porto Rico.

Em entrevista ao jornal suíço, Dennis conta que decidiu sair do armário para encorajar outros atletas LGBT+ que estão na mesma situação. “Agora é hora de falar. Deve haver muitos jovens atletas que vivem em segredo, na Suíça e em outros lugares. No meu nível, tive uma carreira de sucesso sendo gay. Espero que eles digam: ‘Por que não eu?’ Talvez eu possa mudar a vida de alguém. Meu discurso poderia permitir que alguns adquirissem confiança, se sentissem mais seguros, não parassem de praticar um esporte por medo de rejeição”, conta.

“Ser atleta gay ao mais alto nível não é uma coisa fácil. Aceitar a homossexualidade, reafirmar-se, é um processo longo e não é fácil, mesmo em um ambiente amigável”, afirma Dennis, que hesitou revelar sua sexualidade porque não sabia como isso seria recebido por seus companheiros de equipe. “Não queria quebrar a química da equipe. Pode ser estranho para alguns. Eles começam a imaginar coisas, só pensam na minha homossexualidade e não querem tomar banho por minha causa, ou algo assim. Quando vou para a academia, vou para o trabalho, não estou lá para ver garotos”, afirmou.

Sobre a reação da sua família com a revelação, Dennis conta que teve uma conversa positiva. “Fiquei aliviado que meu povo me aceitasse. No final, eles só queriam que eu fosse feliz, que eu posso ser eu mesmo “, observa.

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!