Documentário dirigido pela ex-VJ Marina Person sobre cultura drag em São Paulo é alvo de denúncias transfóbicas

O documentário “Livre Estou”, idealizado e dirigido por Marina Person, ex-VJ da MTV, o qual tinha como objetivo explorar o “universo da diversidade de gênero” representado na Festa FEJÃO, em São Paulo, se tornou polêmica e alvo de denúncias transfóbicas. Além disso, a produtora da festa, Buba Kore, algumas pessoas que aparecem no vídeo afirmam não terem assinado nenhum documento sobre direito de uso de imagem.

No documentário, que mistura ficção com realidade, o ator Thiago Amaral vive o personagem Yago que vai a uma edição da festa mensal paulistana “dedicada à apreciação da arte drag, em todas as suas formas”. Enquanto está na festa, ele interage com algumas pessoas, fazendo perguntas, muitas das vezes invasivas, sobre questões de gênero, sexualidade e cultura queer.

Buba também afirma que a equipe de gravação, principalmente o ator Thiago Amaral, agiu de forma agressiva e desrespeitosa com frequentadores da festa, inclusive com ela mesma e outras pessoas abordadas durante a gravação. “Um dos produtores, homem branco cis,…, foi extremamente agressivo, machista, levantou o tom de voz comigo e apontou o dedo na minha cara”, desabafa Kore.

Através das redes sociais da festa, Buba pede que denunciem o vídeo devido à má conduta da equipe e pela forma como o documentário retratou as pessoas entrevistas. “Abusaram completamente da liberdade que temos dentro da FEJÃO e fizeram um trabalho totalmente incompetente. Uma vergonha!”, disse ela. “Espero de todo meu coração que o vídeo seja retirado do ar e que eles repensem antes de usar a imagem de um LGBTQI+ novamente”, continuou.

O documentário foi ao ar na última sexta-feira, dia 06 de junho, mês no qual se celebra o orgulho LGBTQI+. Marina Person se pronunciou através de um comentário no YouTube: “não posso apagar o que foi feito, só posso pensar no que fazer daqui pra frente”. O filme faz parte do projeto “Diretores Convidados” do canal “MOV.doc” do portal UOL.

Facebook Notice for EU! You need to login to view and post FB Comments!

Vino

https://www.facebook.com/djvinorj

Arquiteto, DJ, VJ, Produtor de Eventos e redator colaborador de conteúdos sobre diversidade LGBTI+ do portal Pheeno.com.br! #MandaAssunto

Você vai curtir!