Foto: Reprodução/Instagram

Major do Exército revela ser mulher trans e desabafa sobre exposição em grupos de WhatsApp: “Não tenho medo”

Foto: Reprodução/Instagram

Major do Exército Brasileiro, Renata Gracin usou o seu perfil no Facebook e no Instagram nesta sexta-feira (24/07), para desabafar a respeito da exposição que ela vem sofrendo por militares em grupos de WhatsApp após se declarar transexual.

“Hoje acordei com minhas redes sociais lotadas de notificações. O dia que eu sabia que iria chegar, chegou! Estou sendo exposta em grupos de WhatsApp do Brasil todo, o que não me abala. Sou uma lutadora da causa LGBTQI+ e defensora dos direitos humanos. Sou Major do Exército Brasileiro e agora minha luta continua”, disse Renata, que é formada no curso de Infantaria da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) desde 2004. Atualmente, não há oficiais femininos de sua geração na infantaria. A primeira turma com mulheres na Aman foi aberta apenas em 2018.

Entre os diversos comentários na publicação, felizmente a grande maioria foi de apoio a Renata. “O mais importante é ser feliz do jeito que você acha que deve e ninguém tem direito de dizer ao contrário”, disse uma seguidora. “Tua luta é maior, tua força é maior, e teu espírito é livre”, disse outro.

A Major aproveitou para mandar um recado para os transfóbicos de plantão: “Depois da criminalização da transfobia pelo STF e equiparação ao crime de racismo, dizer que não se pode ter uma pessoa trans nas forças armadas é o mesmo que dizer que não se pode ter uma pessoa negra. Não vou me calar para o preconceito! Não tenho medo!”

“Já vivo como trans assumida há um bom tempo. Nunca falei mal do exército até hoje. inclusive, o comando já sabia de mim. Minha luta não é contra o exército, é contra o preconceito! Vai ter trans em todos os lugares da sociedade sim”, finalizou.

Confira

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!