Pesquisa aponta que 19% dos alunos brasileiros não gostariam de ter colega gay ou trans
Uma recente pesquisa mostrou que ainda existe muito preconceito contra os LGBTs em escolas do Brasil! Realizada com mais de 8 mil estudantes etre 15 a 29 anos, a pesquisa identificou que 19,3% dos alunos de escola pública não gostariam de ter um colega de classe homossexual.
Chamada “Juventudes na Escola, Sentidos e Buscas: Por que frequentam?”, a pesquisa mostrou que dentre os entrevistados, 7,1% não queriam ter travestis como colegas de classe. Homossexuais (5,3%), transexuais (4,4%) e transgêneros (2,5%) também aparecem na lista dos rejeitados por parte dos jovens ouvidos na pesquisa. O grupo só fica atrás de bagunceiros (41,4%) e “puxa-saco” dos professores (27,8%).
A pesquisa ainda permitiu identificar que a homofobia parte muito mais dos homens (31%) do que das mulheres (8%)! “É impressionante, a questão da homofobia aparece de uma forma muito contundente no número de jovens que não queria ter colegas homossexuais”, diz a socióloga Miriam Abramovay, coordenadora da pesquisa.
O levantamento foi realizado com o apoio da Flacso-Brasil (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais), OEI (Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura) e do MEC (Ministério da Educação).