Homens heterossexuais têm fantasias homoeróticas com amigos, diz estudo

16411914

De acordo com um estudo conduzido por Diana Fleischman, da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, e publicado no Archives of Sexual Behavior, homens heterossexuais têm fantasias sexuais com outros homens, o motivo, segundo o estudo, é por causa da progesterona.

A progesterona é conhecida por contribuir com as relações sociais, algo que trouxe benefícios para os humanos ao longo de sua existência. O hormônio é produzido principalmente pelos ovários, na mulher, e pelas glândulas adrenais, no homem. Os pesquisadores descobriram que quando homens héteros são lembrados da importância de criar amizades masculinas, eles relatam um aumento da vontade de se envolver em comportamento sexual com outros caras.

Para chegar à conclusão, a equipe usou dois diferentes métodos. Em primeiro, os pesquisadores desenvolveram uma medida para a motivação homoerótica por meio de uma pesquisa on-line com 244 pessoas. O questionário envolvia perguntas do tipo: “a ideia de beijar uma pessoa do mesmo sexo te deixa excitado (a)?” ou “se alguém do mesmo sexo desse em cima de você, sua reação seria de nojo?”.

bromance-pheeno-capa

No experimento seguinte, a equipe dividiu 59 homens aleatoriamente em três grupos para montarem quebra-cabeças. Um deles continha palavras ligadas a amizade, o outro, termos neutros, e o terceiro, palavras ligadas a sexo. Antes disso, eles mediram a progesterona dos participantes. Os homens que montaram o quebra-cabeça sobre amizade apresentaram uma motivação homoerótica 26% maior que os participantes dos outros grupos. E aqueles com nível mais alto de hormônio tinham uma motivação homoerótica 41% maior.

O resultado mostrou que 26% do grupo que usou palavras relacionadas à amizade, mostraram maior motivação homoerótica do que os outros dois grupos, além disso, os homens com os níveis mais altos de progesterona do grupo “amizade”, mostraram 41% maior motivação homoerótica em comparação com os homens com os mais altos de progesterona nos outros dois grupos. Os pesquisadores concluíram que os pensamentos homossexuais andam de mãos dadas com a necessidade de criar alianças com membros do mesmo sexo.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!