Jornalista lésbica se posiciona a favor da “cura gay” e Pitty sai em defesa: “Importa o que a pessoa quer”

A polêmica tomou conta do sofá do programa Saia Justa na noite desta quarta-feira (20/09). Ao debaterem o tema “cura gay”, que voltou à pauta após uma decisão da justiça do Distrito Federal, a jornalista Barbara Gancia defendeu que o homossexual que deseja ser tratado deve receber o auxílio terapêutico de profissionais da saúde.

“Eu sou homossexual e sei que a Organização Mundial da Saúde diz que não é uma doença. Porém existe gente que não concorda comigo e essas pessoas podem ser homossexuais. E elas devem ter o direito, devem ser protegidas, se quiserem assumir que isso está incomodando: ‘Não quero ser assim. E consequentemente quero ajuda’”, argumentou Barbara, que é lésbica assumida.

A cantora Pitty, então, rebateu. “Já li muitos estudos sobre uma possível origem genética para a homossexualidade, mas para mim pouco importa. O que me importa é o que a pessoa quer, o desejo que a pessoa tem. Para mim, é mais importante fazer com que essas pessoas se sintam confortáveis em suas peles do que tenham que procurar um tratamento para lidar com um desconforto social causado por nós“, afirmou.

Barbara, então, comentou a ausência de assistência do Estado em relação a questões como essa. Pitty, mais uma vez, rebateu dizendo que entende a aflição de uma mãe que não sabe lidar com a descoberta da homossexualidade de um filho, ao que a jornalista concordou, dizendo que essa mãe não poderia ”ir para a ilegalidade” caso tentasse buscar ajuda.

Por fim, a cantora lembrou que o mais saudável seria trabalhar a longo prazo para que a mentalidade preconceituosa da sociedade seja modificada. Ao chamar o bloco seguinte e encerrar o assunto, Astrid Fontenelle, mediadora do programa, foi categórica: ”ser gay não é doença”.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!