Manual ensina como LGBTs devem se comportar durante a Copa do Mundo na Rússia

A próxima Copa do Mundo será apenas em junho de 2018, mas os torcedores LGBT que planejam assistir aos jogos dentro dos estádios já devem se prevenir. A Fare (Football Against Racism in Europe), organização a favor da igualdade dentro dos estádios de futebol, lançou um manual orientando pessoas LGBT sobre como eles devem se comportar na Rússia, país sede dos jogos.

O material foi feito com o objetivo de evitar repressões violentas contra homossexuais no país que proíbe assuntos LGBT nas escolas e em que os homossexuais estrangeiros foram atacados. “Se torcedores gays caminharem pelas ruas de mãos dadas, eles estarão correndo perigo dependendo da cidade em que estão e da hora do dia”, afirmou Piara Powar, diretor executivo da Fare, ao “The Guardian”.

Além disso, o guia também inclui algumas explicações detalhadas sobre a situação real da comunidade LGBT na Rússia. “Não é crime ser gay, mas existe uma lei contra a promoção da homossexualidade aos menores de idade. As questões relacionadas à comunidade LGBT não estão presentes no discurso público. Os homossexuais têm um lugar na Rússia bastante escondido e subterrâneo”.

“O guia aconselha as pessoas gays a serem cautelosas em qualquer lugar que não seja visto como acolhedor para a comunidade LGBT. A mesma mensagem é dirigida a pessoas de cor negra, assim como a minorias étnicas. Vá para a Copa do Mundo mas seja cauteloso”, completa Powar.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!