Primeira vereadora trans toma posse na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Pela primeira vez, a Câmara de Vereadores de Porto Alegre terá uma vereadora trans. Luísa Stern, suplente com cerca de 500 votos nas últimas eleições municipais, atuará na casa nos dias 7, 8 e 9 de março, em uma vaga aberta com a licença de um colega de legenda.

Luísa explica que é o próprio partido, o PT, que estimula o “rodízio”, em que dois vereadores pedem licença do cargo em datas significativas, para dar lugar a pessoas que representem uma causa. Para marcar o Dia Internacional da Mulher, Marcelo Sgarbossa e Aldacir Oliboni pedirão licença, para oportunizar a atuação parlamentar de duas mulheres suplentes. Em seus lugares, estarão Luísa Stern e Natália Alves.

Luísa acredita que a sua presença na casa pode ser considerada histórica. “Uma questão que acho que é a maior de todas é a visibilidade, quebrar uma barreira, romper com preconceitos, no sentido de ser a primeira vereadora trans de Porto Alegre”, diz ela. A eleição de 2016 foi sua primeira tentativa de ocupar uma vaga no legislativo municipal, e ela estuda concorrer novamente em 2020.

Mesmo breve, Luísa quer aproveitar seu mandato para cobrar medidas da prefeitura. “Uma delas é o descaso que a prefeitura tem com os conselhos municipais”, diz ela. Além disso, defende a criação de um novo conselho, que cuide dos direitos do LGBT. “Tem que ser iniciativa do município, mas eu, como vereadora, posso cobrar”, afirma.

Advogada e participante de movimentos e organizações de luta pelos direitos de igualdade, ela acredita que sua presença na Câmara pode mostrar para todas as trans que elas têm oportunidade ocupar também este espaço.

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!