Informação correta contra a LGBTfobia: Manual de Comunicação LGBTI+ será lançado no Rio

Com o objetivo de contribuir para uma comunicação mais inclusiva e atenta às realidades, e para trazer para o debate com meios de comunicação, estudantes e profissionais, a discussão de temas importantes para o cenário nacional e internacional sobre os direitos da população LGBTI+, com suas terminologias e conceitos, será lançado, no Rio de Janeiro, o Manual de Comunicação LGBTI+.

O material foi produzido pela Rede GayLatino e pela Aliança Nacional LGBT e o lançamento da publicação acontecerá durante o “Seminário Mídias, Diversidades e Cidadania LGBTI: Lutas, Avanços e Desafios”, que acontecerá no Hotel Vila Galé, nesta terça-feira (26/06), que é realizado também pelo Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT.

O evento contará com convidados que debaterão os conceitos e abordagens ligadas à temática LGBTI+ e as lutas, avanços e desafios das mídias para o enfrentamento à discriminação e a promoção da cidadania de gays, lésbicas, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersexo. O evento é aberto ao público e destinado à estudantes e profissionais de comunicação, ativistas e pessoas interessadas.

“O seminário tem um papel importante de dialogar com profissionais da área de comunicação e ativistas LGBT sobre o que já avançamos, quais são os próximos desafios e o que precisa ser superado de discrminação nesse campo, tanto na mídia tradicional, como na mídia alternativa, pensando em como podemos trabalhar juntos para promover direitos. Acredito que avançamos, mas precisamos avançar ainda mais. No final, queremos apresentar um conjunto de estratégias para seguir construindo nessa agenda”, comentou Cláudio Nascimento, diretor de políticas públicas e cidadania da Aliança Nacional LGBTI+ e Coordenador Executivo do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT.

“Sabemos que a comunicação é fundamental em qualquer sociedade. E comunicar-se bem é uma arte que deve ser feita a muitas mãos. Neste sentido, construímos o Manual de Comunicação LGBTI+ de forma a colaborar para uma comunicação livre de preconceito e discriminação. É uma obra “em construção”, pois as palavras mudam com o tempo. Vamos substituir o preconceito pela informação correta e pelo respeito”, destacou Toni Reis, organizador do Manual, e diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI.

O lançamento conta com o apoio logístico do Hotel Vila Galé, da Paixão em viajar – Agência de Viagens e da GATARIA Photography e parceria institucional da Câmara de Turismo e Comércio do Brasil.

Serviço

Seminário Mídias, Diversidades e Cidadania LGBTI: Lutas, Avanços e Desafios
Lançamento no Rio do Manual de Comunicação LGBTI+
Quando: 26/06 – 13h30
Onde: Hotel Vila Galé | R. Riachuelo, 124 – Lapa, Rio de Janeiro – RJ

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!