Universidade feminina de Tóquio passa a permitir matrícula de mulheres trans

A universidade Ochanomizu em Tóquio, conhecida por ser uma das instituições de ensino superior no Japão que só aceitam estudantes do sexo feminino, anunciou que as estudantes transexuais serão bem-vindas a partir de 2020.

Segundo reportagem do jornal Yomiuri, a ideia é pioneira no Japão e é uma vitória na conquista de direitos das mulheres trans. Diferente da Universidade Feminina do Japão (JWU), que ano passado prometeu aceitar mulheres trans que se submeteram à cirurgia de redesignação sexual, a Ochanomizu entretanto, não colocará qualquer condição específica como cirurgia ou documentação corrigida para o ingresso de mulheres trans. Incrível, não é mesmo?!

A universidade estimou que será necessário definir os critérios de avaliação para aceitar a aplicação das candidatas transexuais e que algumas medidas internas, relacionadas a instituição e a convivência entre as estudantes devem ser tomadas em consideração a entrada das novas alunas.

“É inédito para uma universidade feminina do Japão aceitar estudantes transexuais que são homens em seus registros familiares”, disse um funcionário do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia ao jornal The Yomiuri Shimbun.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!