Marca causa polêmica ao lançar jaqueta estampada com xingamento homofóbico

A grife Diesel está sendo duramente criticada nas redes sociais por vender um casaco com várias inscrições da palavra “faggot”, xingamento em inglês, para se referir a gays de forma pejorativa, equivalente a “viado” no Brasil.

O mote da campanha é “quanto mais ódio você usar, menos você vai se importar”. Além do casaco, a Ha(u)te Couture collection da Diesel traz camisas e agasalhos com palavras ofensivas que as pessoas ouvem em diversas situações – como “bicha” e “vagabunda”.

A ideia é mostrar que ao exibir as expressões de ódio a pessoa diminui o poder delas. O tiro saiu pela culatra, e a Diesel vem sendo acusada de homofobia. “Homofóbica”, “repugnante” e “ofensiva” foram alguns dos adjetivos usados nas redes sociais para se referir à campanha.

“Sério? Eu não preciso pagar 350 libras para aumentar o meu risco de ser atacado”, protestou no Twitter Matt Bagwell, editor erxecutivo do Huffington Post no Reino Unido. A Diesel rebateu a onda de protestos, segundo o “Metro”: “Não custa repetir: você não faz o ódio na internet desaparecer o escondendo”. O casaco é vendido pelo equivalente a R$ 1.700.

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!