Festival em Jundiaí, interior de São Paulo, é cancelado por ter atração LGBT

O Rúcula Festival de Arte, que aconteceria nos dais 23 e 24 de novembro, teve seu cancelamento anunciado na última terça-feira, dia12/11.

Segundo a organização do festival, que aconteceria no Estádio Doutor Jayme Cintra, na cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo, o motivo do cancelamento seria por conta de uma atração LGBT que teria causado certo “desconforto” com a diretoria do Paulista Futebol Clube, responsável pelo estádio.

Em nota enviada ao site Tribuna Jundiaí, o time afirmou que solicitou à organização do festival que “não houvesse nenhum tipo de exibição que levantasse bandeiras” por “limitação existente no estatuto” do clube.

Entre a lista das diversas atrações presentes no festival, a que causou “desconforto” no clube foi a presença da intervenção ‘O Baile das Gayrotas’,“reiteramos que esse festival preza de forma absoluta e inquestionável pela pluralidade e multiplicidade, discordando dessa postura. Assim, em respeito aos artistas, público e demais envolvidos, o Rúcula se nega a acatar esta interferência em nossa curadoria, ainda que isso os custe a não cessão do uso do estádio”, se manifestou a Produção do festival.

Mesmo sabendo que o caso poderia ganhar uma repercussão negativa, o Paulista Futebol Clube disse não se importar com as críticas, e que é preciso seguir cumprindo com “o estatuto do time”. “Lamentamos o não cumprimento das solicitações, ressaltando que o Paulista Futebol Clube está à disposição para todos que queiram realizar eventos, porém desde que se submetam às condições impostas pelo clube. Temos conhecimento das manifestações contrárias a essa decisão, que respeitamos, assim como manifestamos nosso irrestrito apoio a todas as opções culturais e comportamentais, sem exceção”, comentam os responsáveis pelo time.

Infelizmente atitudes como essa não são novidades no nosso país, neste ano, também, um festival também teve uma atração cancelada pela prefeitura de Belo Horizonte, por ter um conteúdo considerado “ofensivo“.

Vino

https://www.facebook.com/djvinorj

Arquiteto, DJ, VJ, Produtor de Eventos e redator colaborador de conteúdos sobre diversidade LGBTI+ do portal Pheeno.com.br! #MandaAssunto

Você vai curtir!