Rádio gaúcha responde sugestão de pauta LGBTQ+ com homofobia explícita: “Enfia no rabo esse email seu bosta”

O jornalista Otávio Furtado, da Câmara do Comércio e Turismo LGBT, denunciou um caso de homofobia sofrida no exercício da profissão.

Ao enviar uma sugestão de pauta para a rádio Sananduva FM, do Rio Grande de Sul, sobre as ações da organização, ele recebeu a seguinte resposta: “Enfia no rabo esse email seu bosta”.

“Repudiamos o fato de a resposta ter sido dada sobre uma sugestão de pauta que envolve a comunidade LGBTI+. O responsável pelo e-mail poderia apenas não publicar a pauta sugerida, se achasse que o assunto não é de interesse do seu público”, diz nota da Câmara LGBT.

Até o momento a rádio Sananduva FM ainda não se pronunciou sobre o caso de LGBTQfobia explícita vinda de um de seus colaboradores.

Nota de repúdio da Câmara LGBT na íntegra

“A Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil, em primeiro lugar, repudia a resposta enviada à nossa Diretoria de Comunicação pelo e-mail [email protected], cadastrado na plataforma ‘Comunique-se 360‘ para recebimento de sugestões de pauta de Cultura em nome do veículo Rádio Sananduva 97.7 FM.

Em um material de divulgação do lançamento da 4ª edição da Conferência Internacional da Diversidade e do Turismo LGBT, enviado por nossa equipe de comunicação, constam as informações gerais sobre o evento de empresas, turismo e cultura LGBTI+. Como prática no jornalismo, o envio é feito para sugerir a pauta ao veículo, que decidirá se cabe em sua linha editorial e se há interesse na publicação sobre o assunto.

Em resposta endereçada ao e-mail do nosso Diretor de Comunicação ([email protected]), o responsável pela conta do e-mail supracitado respondeu com “enfia no r**o esse email seu b**ta.”.

Além do desrespeito ao nosso colaborador, repudiamos o fato de a resposta ter sido dada sobre uma sugestão de pauta que envolve a comunidade LGBTI+. O responsável pelo e-mail poderia apenas não publicar a pauta sugerida, se achasse que o assunto não cabe em sua linha editorial, ou não é de interesse do seu público, mas jamais responder de forma desrespeitosa e inadequada a um jornalista profissional. Lembramos, contudo, que o assunto é tão pertinente ao veículo que o mesmo publicou a nossa sugestão em seu site na data de hoje”.

VEJA + NO PHEENO TV

Thiago Araujo

Thiago Araujo é editor-chefe e criador do Pheeno! Referência no cenário pop LGBTQIA+ nacional, o carioca de 30 anos é jornalista e empresário do ramo do entretenimento, além de agitar as pistas como DJ mundo afora!

Você vai curtir!