Durante live com Bolsonaro, Damares critica colégio do Rio por uso de “linguagem neutra”: “Uma palhaçada”

A ministra da Mulher, Família e Direitos HumanosDamares Alves, criticou nesta quinta-feira (12/11) durante live de Jair Bolsonaro (sem partido) a decisão de um colégio do Rio de Janeiro de adotar a “linguagem neutra” no ambiente escolar.

Soa como uma grande palhaçada“, afirmou a ministra. “Essas pessoas estão querendo fazer uma reforma ortográfica sem falar com o Brasil. Não é dessa forma que se impõe uma mudança. Querem destruir a nossa língua. A inclusão se faz com políticas públicas e não mudando palavras“, completou Damares.

Na última quarta-feira (11/11), o tradicional Colégio Liceu Franco-Brasileiro, em Laranjeiras, zona sul do Rio de Janeiro, emitiu uma circular aos pais de alunos falando sobre o “compromisso com a promoção do respeito à diversidade e da valorização das diferenças no ambiente escolar“. De acordo com a instituição de ensino, a medida é um “suporte institucional à adoção de estratégias gramaticais de neutralização de gênero em nossos espaços formais e informais de aprendizagem”.

A escola informou ainda que substituíra a expressão “queridos alunos” por “querides alunes”, por exemplo, para incluir múltiplas identidades. Ainda de acordo com a circular, a alteração permite que “docentes e estudantes manifestem livremente sua identidade de gênero contribuindo para uma representação mais digna e igualitária dos diferentes gêneros“. 

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!