Ministério Público de São Paulo denuncia advogado bolsonarista por ataques homofóbicos a promotora durante júri

O Ministério Público de São Paulo denunciou o advogado Celso Machado Vendramini por injúria após o jurista fazer comentários homofóbicos durante o julgamento de dois policiais militares em São Paulo. Na ocasião, ele atacou uma promotora lésbica durante uma sessão do Tribunal do Júri em 2019. Com informações da revista Fórum.

“Vendramini, em plena sessão do 2º Tribunal do Júri da Capital, praticou discriminação e preconceito de raça, compreendido em sua dimensão social (discriminação homofóbica e transmofóbica), ao tecer uma série de comentários totalmente desconexos com o julgamento de dois policiais militares que ali transcorria em novembro do ano passado, imbuído de especial ânimo de segregação à orientação sexual e à identidade de gênero do grupo LGBTQI+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, travestis, Queer, intersexuais, assexuais e outros)”, diz texto publicado na página do MP-SP nesta terça-feira (22/12).

Alvo da agressão, a promotora de Justiça Cláudia Ferreira Mac Dowel, que é casada com uma mulher há cinco anos, diz que em vários momentos o advogado dos policiais fez comentários ofensivos ao movimento LGBTQ+, sem nenhum motivo aparente. “O pessoal fala muito da Rússia… eu sô fã do Putin. Sô fã do Putin… lá não tem boi não. Lá não tem passeata gay Rússia não. E os comunistas adoram… né… os comunistas… a-do-ram… Vai sê gay lá na Rússia pá vê o que acontece… o Putin. Eu acho que a… a… a… a democracia da Rússia… é a democracia que eu gosto”, disse o advogado durante a audiência, segundo a denúncia do MP-SP.

Ao G1, a promotora Cláudia disse nesta segunda-feira (21/12) que “depois de passado um ano do episódio” ele ainda a “afeta”. Já Celso afirmou que a promotora “mente” e que irá provar a inocência dele.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!