John Homem-pênis: Série infantil dinamarquesa polemiza por apresentar personagem com pênis gigante

A Dinamarca começou o ano de 2021 envolvida em uma polêmica daquelas! Acontece que o canal aberto DRTV estreou no último fim de semana a animação John Dillermand (John Homem-pênis, em português), desenho sobre um homem com um pênis gigante e flexível. Direcionada para crianças entre os 4 e os 8 anos, a série, vem provocando debates entre a opinião pública.

Na animação, o personagem costuma se encontrar em situações bizarras, chegando a voar sobre a cidade com o pênis preso a balões.”Essa é mesmo a mensagem que queremos passar para nossas crianças enquanto estamos no meio de uma enorme onda do movimento #MeToo?“, comentou a autora Anne Lise Marstrand-Jørgensen. “É o programa mais nojento e menos apropriado para crianças em uma rede especializada em muito tempo“, criticou um internauta. Por outro lado, há quem defenda o teor e o humor da série.

É um programa bem dinamarquês“, disse Sofie Münster, especialista em educação nórdica, à AFP. “Temos uma tradição de ultrapassar os limites de uma forma humorística e considerá-lo totalmente normal“. Já a psicóloga Erla Heinesen Højsted disse que “as crianças acham genitais engraçadas“, e defende que John Dillermand é inofensivo. “O programa mostra um homem impulsivo, que nem sempre está no controle, que comete erros, assim como crianças. Mas especialmente, Dillermand sempre corrige as coisas. Ele assume a responsabilidade dos próprios atos“, disse.

Em nota, a DRTV  informou que considera “uma tarefa importante poder contar histórias sobre o corpo. Com a série, reconhecemos a crescente curiosidade [das crianças] pelo corpo e pelos órgãos genitais, assim como a vergonha e o prazer do corpo“, defendeu a emissora pública dinamarquesa DR nesta terça-feira (06/01) no Facebook.

Confira

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!