OAB quer que Brasil tenha vara especial para julgar crimes contra LGBTs: “Sofrerão menos constrangimento”

Olha que incrível! Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB (Ordem Dos Advogados do Brasil) de São Paulo está preparando pedido ao Conselho Nacional de Justiça para criação de uma vara específica para julgar crimes de gênero e contra a população LGBTQ+ em todos os estados do país.

São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, por exemplo, já têm varas para julgar crimes de violência doméstica, mas por decisão dos tribunais de justiça, que são estaduais. A ideia é tornar essa política nacional e incluir, também, crimes de homofobia e transfobia.

“A expectativa é que, com uma vara específica para julgar esses casos, pessoas LGBTQIA+ sofram menos constrangimentos, e as mulheres não sofram novas violências, como aconteceu com a Mariana Ferrer. O caso dela ganhou mais notoriedade, mas aquilo é o dia a dia da Justiça brasileira”, conta a advogada Luanda Pires, integrante da Comissão, em entrevista com o Uol. Bacana, né?! Estamos na torcida!

VEJA + NO PHEENO TV

Thiago Araujo é editor-chefe e criador do Pheeno! Referência no cenário pop LGBTQIA+ nacional, o carioca de 30 anos é jornalista e empresário do ramo do entretenimento, além de agitar as pistas como DJ mundo afora!