País de Gales elege primeiro prefeito não-binário do Reino Unido; conheça Owen Hurcum

Uma pequena cidade no País de Gales elegeu como prefeito um universitário local não-binário, ou seja, não se identifica nem como homem nem como mulher. Owen Hurcum, de 23 anos, foi eleito prefeito de Bangor em Gwynedd, no ano passado, quando tinha apenas 22 anos, o que o torna o mais jovem, bem como o primeiro prefeito não-binário da história do país. Devido às restrições de distanciamento social, Hurcum foi oficialmente empossado recentemente.

Bangor significa tudo para mim“, afirmou o jovem, que antes foi vice-prefeito da cidade por dois anos, ao jornal galês The National. “Tem sido o povo de Bangor que me deixou ser eu mesmo. Quando me mudei para cá, me apaixonei imediatamente e soube que nunca iria embora“, relata o novo prefeito, que é galês, cresceu em Londres e se mudou para a cidade para cursar a faculdade. “Eu estava fechado, infeliz, confuso… E foi a comunidade de Bangor que me permitiu celebrar não apenas minha sexualidade“, afirma Hurcum. “Me deu a oportunidade e a capacidade de eu realmente florescer”.

Ele admite que recebeu algumas mensagens de ódio de pessoas preconceituosas, mas garante que aprendeu a virar o jogo contra essas vozes. “Eu li tantos que estou praticamente insensível“, relata Hurcum, que diz que as ameaças de morte foram devidamente reportadas à polícia. “Eu não deixo pra lá”.

VEJA + NO PHEENO

Felipe Sousa

Ariano e carioca, Felipe tem 31 anos e há mais de 10 é redator do Pheeno. Apaixonado por explorar a comunicação no cenário dinâmico das redes sociais, ele se dedica a criar conteúdos que refletem a diversidade e a vitalidade da comunidade LGBTQIAPN+. Entre uma notícia e outra, Felipe reserva tempo para aproveitar o melhor da vida diurna e noturna carioca, onde encontra inspiração e conexão com sua cidade.

Você vai curtir!