Segurança em primeiro lugar! Blued lista 6 formas de evitar golpes em aplicativos de relacionamento

Os aplicativos de relacionamento são um fenômeno inegável no mundo todo. Preocupado com a segurança de seus quase 63 milhões de usuários, a rede social Blued preparou uma lista com formas de evitar possíveis golpes de pessoas mal-intecionadas. Essas dicas vem em momento oportuno já que, de acordo com a empresa de segurança contra ataques cibernéticos Avast, golpes de sextorsão, onde o criminoso tenta convencer a vítima a enviar fotos íntimas e depois usa esse material para chantageá-la, cresceram no Brasil durante a pandemia.

Baixe agora o Blued, melhor aplicativo gay social (Apple Store/Google Play)

Na sextorsão, a ameaça pode ser um blefe, porém, muitas vítimas acabam sendo persuadidas a ceder à chantagem e efetuar um pagamento. Já o golpe “Catfish” caracteriza-se por um criminoso se passando por uma terceira pessoa, um perfil “fake”, para enganar a vítima emocionalmente e financeiramente. Também é preciso atenção quanto a bots usados para golpes de phishing, em que links suspeitos são enviados com a intenção de roubar dados pessoas e informações de cartão de crédito das vítimas.

No Blued você tem ferramentas muito completas para ter certeza de que a pessoa que está conversando é uma pessoa real, além dos perfis verificados com selo de autenticação, você pode usar as videochamadas e lives. Vamos às dicas:

1. Cuidado com as nudes

Projeta-se da sextorsão evitando que seus nudes caiam em mãos erradas. Se for tirar ou gravar um vídeo mais íntimo, não mostre o rosto ou marcas que o identifiquem. Além disso, estabeleça algum nível de confiança antes da troca deste tipo de imagem.

2. Evite compartilhar certas informações pessoais 

Tenha cautela com informações que podem te tornar vulnerável a pessoas mal intencionadas, como seu endereço, local de trabalho, informações de familiares. Evite, também, dar detalhes de sua rotina, como os horários em que sai de casa ou os dias em que vai para a academia.

3. Fique de olho em perfis fakes

Suspeite de alguém que sempre tem uma desculpa para não concretizar um encontro real, ou se ele nunca aceita suas ligações por vídeo, por exemplo. Além disso, também é interessante procurar ter acesso a outras redes sociais da pessoa, para ter certeza que ela realmente é quem afirma ser. 

4. Cuidado com a manipulação emocional

Fique atento se houver manifestação de sentimentos profundos após um curto período de conversa, principalmente antes de um encontro de fato acontecer. É comum criminosos abusarem da inocência das vítimas, alegando uma suposta situação de emergência para conseguir dinheiro. 

5. Cautela ao marcar um encontro

É normal querer marcar um encontro através de aplicativos, mas não é porque você já conversou bastante com a pessoa que não precisa mais tomar certos cuidados de segurança. Prefira sempre locais públicos. Marcou um date? Passe todas as informações para algum amigo (a) ou alguém da família. Compartilhe sua localização com eles e fique trocando mensagens, principalmente caso o encontro não corra bem.

6. Denuncie comportamentos abusivos

Aplicativos de relacionamento podem nos apresentar pessoas legais e interessantes, mas também há casos de usuários que reportam ameaças e mensagens abusivas. Caso isso aconteça, bloqueie a pessoa e faça uma denúncia para a plataforma do aplicativo. Não se sinta culpado por colocar mais ênfase na sua segurança, mesmo que isso signifique fazer algo que possa parecer rude.

Essas são algumas dicas preciosas que o Blued separou para compartilhar com os seus usuários. Todo cuidado é pouco na hora de expor dados particulares na internet! Antes de se encontrar com alguém, pense sempre na sua segurança e na privacidade das suas informações.

VEJA + NO PHEENO TV

Felipe Sousa

Felipe é redator do Pheeno! Focado em explorar cada vez mais a comunicação em tempos de redes sociais, o carioca de 25 anos divide seu tempo entre o trabalho e a faculdade de jornalismo, sempre deixando espaço para o melhor da noite carioca!

Você vai curtir!